terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Budweiser declara guerra a cerveja artesanal e a resposta

No último final de semana milhares de pessoas assistiram a grande final da NFL, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos.
A popularidade do futebol americano tem crescido muito, a final foi transmitida para 171 países em 30 idiomas diferentes.
Nos Estados Unidos a final do esporte mais popular na terra do Tio Sam bateu recorde de audiência, a partida foi assistida por 21,8 milhões de pessoas pela ESPN.

Tão disputado quanto o jogo, os espaços publicitários e os comerciais dos intervalos costumam gerar grande repercussão. Seja pelas mega produções que os publicitários fazem, seja pelo time de estros e estrelas escalados para os comerciais, pela criatividade das campanhas e até pela fortuna desembolsada.

Nas inserções de 30 segundos no intervalo os espaços foram comercializadas por R$10,8 milhões.

A Budweiser sempre está no time de empresas que fazem esse investimento. Em 2013 emocionou a todos com um comercial que mostrava a amizade entre um cavalo e seu criador, na sequência um cachorrinho entrou na história. Mas esse ano a estratégia foi outra, resolveram atacar as cervejas artesanais.

Recentemente a Budweiser, que sempre foi a "queridinha" dos americanos, foi ultrapassada em volume de consumo pelas cervejas artesanais.




Basicamente o futebol americano é um jogo de conquista de território. Por estar perdendo mercado talvez os publicitários da Budweiser viram ai uma oportunidade de atacar quem mais vem ganhando território, mercado e conquistando consumidores.

Imediatamente o comercial criou polêmica entre os cervejeiros, onde a grande maioria repudiou o comercial, que chega a ironizar os consumidores. Houve quem defendesse que a marca apenas se firmou junto ao seu público consumidor.
Eu acho que a campanha mostrou todo o desespero da Budweiser.

Se estivesse bem poderia falar apenas de sua cerveja e não atacar outras cervejas e consumidores.
Assista o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.


Não é a primeira vez que a gigante ataca as cervejas artesanais.
Vejam o comercial abaixo onde um cara vai ao mercado comprar cerveja, quando ele escolhe um pac de cerveja artesanal aparece um cavalo que reclama da escolha, ai o homem pega o de Budweiser e fica tudo bem.
Logo lembrei do ditado: "Quem gosta de milho é galinha". Acho que nesse comercial o ditado pode ser aplicado ao cavalo, ou o ditado seria aplicado ao homem mesmo?

Tenho certeza que a resposta das cervejas artesanais vai ser na qualidade e a dos consumidores vai ser na escolha por tomar uma cerveja que ofereça muito mais que um simples beber cerveja.

Atualizado:
Logo após uma semana que fiz esse post, volto aqui para atualizar com um vídeo que a Hop Stories fez como resposta das cervejas artesanais ao comercial.
O vídeo é exatamente no mesmo formato do comercial da Budweiser, uma resposta direta.
Foi muito grande a repercussão dessa ação da Budweiser mas creio que devem ter se arrependido. Na página oficial da gigante no Youtube do total de "likes" no vídeo 87% são negativos. Imaginando que existem um departamento do Marketing que pensou muito nessa campanha, o tiro saiu pela culatra. Possivelmente nunca um comercial da NFL, de tamanho investimento e de qualquer empresa teve uma repercussão tão negativa.
Assista resposta da Hop Stories abaixo ja conta com 98% de "likes" positivos.




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