terça-feira, 14 de abril de 2015

Franke Bier - Tornado Alley (APA)

2015 começou movimentado e corrido, especialmente os meses de fevereiro, março e abril.
Não é uma desculpa, mas é um dos motivos de não ter feito nenhum post recentemente. Porém não abandonei o blog, durante esse tempo escrevi algumas coisas só não postei ainda. Em breve teremos um post Destino Cervejeiro com todos os detalhes de uma visita que fiz a Cervejaria e Escola Bodebrown, uma viagem quase nada cervejeira pelo Nordeste e mais alguns Mitos Cervejeiros.

No dia 22/03 foi aniversário da matriarca da família Franke.



Minha avó Ilory Franke comemorou 87 anos juntando todos os filhos, genros e noras, quase todos netos, bisnetos, familiares e amigos.
Fácil imaginar que foi uma grande e bela festa.




Escolhi essa data para inaugurar uma receita nova, a Franke Bier Tornado Alley, e esse post é para falar dessa cerveja.
Gosto das histórias e curiosidades por traz dos rótulos e das cervejas e a Franke Bier Tornado Alley tem suas curiosidades.
A receita criei basicamente com insumos que tinha sobrando e apenas no blend de malte que farei correções para as próximas levas.

APA é a sigla para American Pale Ale, uma adaptação americana para o estilo India Pale Ale (IPA). Em Escolas-cervejeiras vimos que as IPAs surgiram no começo do século XVI, onde para não estragar em longas viagens de navio, os Ingleses faziam a cerveja com uma quantidade extra de lúpulo, que por ser um conservante natural garantiam a qualidade da cerveja por mais tempo. Já a Escola Americana se caracteriza por cervejas extremas, releituras de estilos clássicos, mas carregados de lúpulo e estilos novos onde o show fica por conta dos aromas e amargor dos lúpulos.
Agora tente imaginar a APA.... Definitivamente é uma cerveja lupulada e EXTREMA.
Meu objetivo era fazer uma cerveja que o show seria por conta dos lúpulos. Para isso utilizei um blend suave de maltes e diferentes técnicas de lupulagem como First Wort Hopping, Late Hopping, Whirpool Hopping e finalizei com Dry Hopping. Foram 3 tipos diferentes de lúpulos, todos americanos.

E por que Tornado Alley?
Seguindo no pensamento de coisas extremas, talvez o evento meteorológico mais extremo da natureza sejam os tornados.
Tornado Alley é o termo para designar a região dos EUA que mais sofre com a incidência de tornados. A localização abrange vários estados que frequentemente são atingidos pelo fenômeno.

Ok, só isso? Não, isso ainda não explica o nome. Só mais um pouco!!!

Enquanto fazia minha Franke Bier extrema eu não tinha nome para ela ainda. Estava no meio do processo e tudo correndo dentro do planejado.
Quando faço a cerveja, tiro o dia apenas para isso, então minha mulher foi trabalhar de moto. A tardinha, quando eu iria iniciar a fervura do mosto, ela estava saindo do trabalho.


Meu telefone tocou e era ela ligando para dizer que haviam roubado a moto do estacionamento.

Pesei os lúpulos rapidamente, deixei todos separados, peguei o carro e corri com ela para a polícia.
Enquanto fazia o Boletim de Ocorrência eu controlava o tempo de fervura. Nas adições de lúpulo que ligava para minha irmã que instrui para cuidar a fervura.

Após o B.O. voltei para a produção, encerrei a fervura, fiz o Whirpool Hopping, comecei o resfriamento do mosto, deixei novamente minha irmã controlando e fui com um amigo para a periferia da cidade procurar a moto.

Literalmente a cabeça estava em dois lugares, na moto que haviam roubado e eu estava procurando num lugar nada amistoso, correndo até risco pois estava negóciando "regaste" com criminosos e a cabeça também estava na brassagem da minha primeira APA, que certamente seria inesquecível em virtude desse episódio.

Ai que me veio a ideia do nome.

A moto era uma Honda Tornado e na mesma hora fiz a analogia do nome com o fenômeno extremo praticamente típico americano, os Tornados.
Uma cerveja inspirada na escola americana, com lúpulos americanos e com características extremas poderia se chamar Tornado.
Alley é uma pequena referência a leveduras de alta fermentação que utilizei, mais conhecidas com Ale. Fechou todas - Franke Bier Tornado Alley


Lúpulo Amarillo utilizado na receita


Apesar de todos os imprevistos ao tomar o primeiro gole da Franke Bier Tornado Alley eu esqueci de todos os contratempos que tive e a cerveja ficou espetacular. Já estou programando e segunda leva, mas dessa vez sem eventos extremos e inesperados, por favor!!




Franke Bier Tornado Alley (American Pale Ale) - Cerveja de alta fermentação, não filtrada com coloração âmbar claro com leve turbidez decorrente do Dry Hooping. Espuma branca, cremosa e consistente.










Aroma cítrico, frutado e herbal. Na boca um leve dulçor dos maltes que logo é substituído por um delicioso amargor moderado que remete a maracujá. Excelente drinkability.







2 comentários :

  1. Bah!! Nome perfeito devido todo acontecimento....essa quero degustar com toda a certeza hehheehe.....forte abraço irmão se cuida por aí. Micael Bonilha.

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que história!!! E a cerveja está linda! Quero provar!!!

    ResponderExcluir