terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Mitos e confusões: Cerveja x Chopp (1)

Muitos são os fatores que contribuem para que a cerveja brasileira tenha tantas confusões, informações incorretas, mitos e desinformação. Em uma pequena série (Mitos e confusões) vou tentar elucidar alguns que considero os principais mitos e dúvidas relacionada a cerveja.
Nesse primeiro post vou abordar uma dúvida muito comum do público em geral e muitas pessoas ja me perguntaram:

Qual a diferença entre cerveja e chopp?

NENHUMA, só no Brasil existe essa diferenciação. O processo de produção e os ingredientes são os mesmos. A confusão começou como uma herança dos imigrantes alemães que pediam um chopp no balcão do bar. A descrição correta é Schopp e é uma medida alemã que corresponde a 300ml, ou seja, ao pedir um chopp o alemão estava pedindo um copo de cerveja de 300ml servida do barril. Se você for na Alemanha e pedir um chopp o garçom vai ficar olhando e vai perguntar de qual cerveja.
Com o tempo não só os imigrantes alemães, mas todas pessoas pediam chopp quando queriam tomar uma cerveja direto do barril. Então o governo através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou uma regra:

A cerveja em barril, não pasteurizada seria chamada de chopp, já quando engarrafada (ou lata), que passa pelo processo de pasteurização, seria chamada de cerveja.

O processo de Pasteurização consiste em aquecer as garrafas e "matar" as leveduras responsáveis pela fermentação e o CO² deixando assim a cerveja biologicamente estável, podendo ficar em temperatura ambiente, nas gandulas dos supermercados e com um prazo de validade maior.

A cerveja engarrafada ou em barril que não passa pelo processo de pasteurização precisa ficar em ambiente refrigerado. Em temperaturas baixas as leveduras presentes na garrafa entram em estado de dormência. Se ficarem em temperatura ambiente e ainda existir "alimento" para essas leveduras elas continuarão trabalhando e aumentando a pressão na garrafa até que a mesma exploda ou a cerveja fique com uma carbonatação excessiva.

A diferença então seria a pasteurização?

Seria, mas não é.

Confuso? A confusão fica melhor ainda agora que as grandes cervejarias fazem pasteurização até nos barris, então a diferença já não existe mais.



Para tornar a coisa mais divertida é comum ver cervejarias vendendo chopp em garrafa, ainda mais cara do que sua versão em cerveja pasteurizada.



Vemos garrafas que no rótulo diz "não pasteurizadas" mas estão em temperatura ambiente em prateleiras dos supermercados e lojas especializadas.



Podemos ver a da palavra Chopp no rótulo de muitas cervejas engarrafadas como por exemplo na garrafa da cerveja Brahma. Puro marketing.




Como eu disse acima, essa diferenciação só ocorre no Brasil, em outros países se especifica como você quer a sua cerveja. No barril (por exemplo Draft Beer nos EUA ou Vom Fass na Alemanha ) ou em garrafa (Bottle Beer ou Bierflaschen).

Mas alguém pode dizer: "mas a cerveja no barril é melhor". Sim, realmente é muito melhor. É melhor o sabor, o aroma e até a aparência. Geralmente é uma cerveja mais fresca, da uma sensação de ser mais leve e fácil de tomar. A pasteurização mata as leveduras em suspensão na cerveja e mata também parte do sabor e aroma.

Como devemos chamar?

Muita coisa esta mudando no cenário cervejeiro do Brasil, recentemente o MAPA reuniu representantes de grandes cervejarias, micro cervejarias, cervejeiros caseiros e outros especialistas para definir uma revisão dos Padrões de Identidade e Qualidade das cervejas no Brasil. Com tanta coisa que precisa mudar, acredito que essa nomenclatura nem precisa entrar no texto, mas eu considero errado chamar de chopp a cerveja servida em barril então eu chamo de cerveja na pressão. Acredito que seja o termo que melhor se adapte a nossa realidade.




Alguns eventos e algumas micro cervejarias tem a consciência de mostrar para os consumidores que essa diferença, na verdade, não existe.


Como exemplo cito o Festival da Cerveja Gaúcha que foi um grande sucesso de público e cervejas com a presença das melhores micro cervejarias do Rio Grande do Sul. Em todas as mídias utilizadas para a divulgação do evento deixavam claro que seriam mais de "90 cervejas em barril". O comercial que rolou na TV você pode assistir clicando aqui.







O mais importante de tudo é sabermos que cerveja é cerveja. Seja ela enlatada, engarrafada ou embarrilada. Que seja boa e que a fonte nunca seque.

No próximo Mitos e confusões vou estar falando sobre o mito que gira em torno da água na produção de cerveja. Até breve.

Nenhum comentário :

Postar um comentário