quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Confraternização CerVale RioPardo

Depois de alguns dias sem postagens no Blog em virtude das festas de final de ano e férias chegou a hora de retomar.
Primeiramente quero desejar aos leitores desse humilde Blog um feliz 2015, cheio de saúde, realizações e claro, muita variedade e qualidade nas cervejas para o ano novo.

O ano começou bem, com uma brassagem de uma cerveja nova, uma receita que criei com técnicas bem diferenciadas e com algumas particularidades. Mais alguns dias vai para o tanque de maturação e assim que estiver pronta falo sobre ela.

Antes dos novas postagens de 2015 preciso falar sobre a confraternização de final de ano da CerVale RioPardo.
Recebidos em clima de Natal

A CerVale RioPardo é uma associação sem fins lucrativos, filiada a ACerva Gaúcha, que nasceu para congregar e integrar os cervejeiros artesanais da região e divulgar a cultura cervejeira.
Inúmeras foram as ações no decorrer do ano de 2014, como excursão, visita a cervejarias, palestra, reuniões, brassagens coletivas, degustação de cervejas, participação de eventos e a realização do encontro inter-regional de cervejeiros.

Pinheiro cervejeiro
Para comemorar todas as realizações e fechar com chave de ouro fizemos a nossa confraternização de final de ano dia 21/12/2014 na propriedade da família Eidt no interior de Venâncio Aires.
A programação era degustar cerveja dos associados, assar um costelão e fazer um workshop de flavors e off flavors na cerveja.

O evento estava agendado a meses e conforme se aproximava eu ficava cada vez mais apreensivo. Uma forte onda de calor estava sobre o RS, a meteorologia e os canais de notícia estavam prevento forte temporal para a data, queda de granizo, vento acima dos 100km/h e muita chuva.


Ao sair de Santa Cruz do Sul de manha cedo fomos brindados com um dia totalmente ensolarado e muito quente, prontamente esqueci da previsão do tempo.
Será que erraram tanto assim na previsão do tempo?

Workshop: Não basta fazer cerveja, é preciso dominar os processos, saber as variáveis e conhecer as cervejas.
Muitos são os aromas e sabores que procuramos ter nas nossas cervejas, os chamados flavors. Em contra partida muitos são os problemas que podem acontecer durante os processos e trazer sabores indesejados a cerveja, o que chamamos de off flavors.
Para o cervejeiro, conhecer os defeitos que podem acontecer na cerveja e saber como evita-los é fundamental. Porém essa não é uma tarefa fácil, requer dedicação, estudo e conhecimento.
Para desenvolver essa habilidade (creio que posso chamar assim), através da CerVale RioPardo conseguimos importar kits de flavors e off flavors direto da Flavoractiv.

Análise de flavors



O kit é constituído de cápsulas, que ao ser dissolvido em alguma cerveja neutra libera e simula esses aromas e sabores.








O kit professional é composto por 20 cápsulas e nessa primeira data fizemos a análise de 10.



É muito interessante como fica evidente as características de cada flavor ou off flavor quando a cápsula é dissolvida na cerveja.



Após afinarmos nossa capacidade de análise sensorial passamos a degustar as cervejas dos associados e como sempre as cervejas surpreenderam pela qualidade e variedades. Não lembro todas, mas teve Red Ale, Dunkelweisen, Kölsch, Weiss, Saison, Dry Stout, Pilsen, dentre outras.

Franke Bier - Red Ale



Enquanto parte do grupo participava do workshop, outros ficaram responsáveis pelo churrasco, que ficou tão espetacular quanto as cervejas que estávamos tomando.






Costelão no ponto









Fila para cair




Após o almoço e tomar algumas cervejas o desafio era atravessar a fita de Slackline que esticamos sobre a piscina.







Ou tomou pouco e sabe mesmo hehe


Muitos tentaram, mas apenas o Eduardo Overbeck (dono da fita) e o Luciano Morsch (que também tem fita) conseguiram atravessar com sucesso, embora também caíram algumas vezes.






Se não vai em pé...


A brincadeira foi divertida e rendeu belas rizadas, mas pode deixar, no próximo vou propor algum desafio com bike, ai quero ver hehe.






Ao entardecer, cerveja quase acabando, era hora de voltar para Santa Cruz do Sul. Repentinamente um forte vento começou soprar, enormes pingos de chuva começavam a bater no chão. Tivemos que organizar o que dava as pressas e de repente o céu desabou.
Pegamos um forte temporal na estrada, chegando em Santa Cruz era possível ver árvores e postes caídos, fios de alta tensão no chão, muito pontos de alagamento e muita destruição causada pelo temporal.

Ai lembrei de minha preocupação quanto a previsão do tempo, eles não erraram. Mas os deuses da cerveja cuidaram para que tivéssemos um dia fantástico de troca de idéias, conhecimento, confraternização e degustação de cervejas para só depois vir o anunciado temporal.

Quero agradecer a família Eidt que nos recebeu carinhosamente em sua bela propriedade. Impossível não se sentir em casa com uma família tão querida, muito obrigado!!

A CerVale RioPardo é feita por pessoas e pelo esforço de muitos, mas é preciso reconhecer que das inúmeras atividades desenvolvidas no decorrer do ano, grande parte do sucesso se deve ao nosso Mentor-mor Guga Eidt, que não mediu esforços para que a CerVale RioPardo sempre tivesse atividades e sempre esteve puxando o pessoal.

Infelizmente nem todos os associados puderam participar da confraternização, sentimos falta!!
O workshop terá mais turmas e outras datas.

Créditos das fotos para Luciano Morsch.

Para 2015 ja estabelecemos algumas diretrizes e um pré-calendário. Muitas atividades bacana estão por vir e sempre estarei compartilhando aqui, Ein Prosit und glückliches neues jahr.

Nenhum comentário :

Postar um comentário