segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cerveja com Fumo e medalha de Bronze


Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul. Na cidade acontece a maior festa germânica do Estado, a Oktoberfest
Ainda é a casa do Festival da Cerveja Gaúcha, evento que reúne as melhores cervejarias artesanais do Rio Grande do Sul.
Também conhecida como Capital Mundial do Fumo, onde as principais empresas do setor estão presentes na cidade. Milhares de famílias se dedicam a produção do tabaco, sendo esse o principal produto agrícola. 85% do fumo produzido e processado na cidade é destinado à exportação, colocando Santa Cruz do Sul, com aproximadamente 125.000 habitantes, entre as cidades que mais arrecadam ICMS.
Estima se que no Brasil 183 mil famílias vivem da cultura do tabaco e o país é o maior exportador de fumo do mundo.

Buscamos na cerveja homenagear os moradores da cidade, todas as famílias que trabalham com tabaco e todas as empresas fumageiras instaladas em santa Cruz do Sul, que geram milhares de empregos, riquezas e desenvolvem inúmeros programas sociais e ambientais.

A Franke Bier Virgínia é uma cerveja de alta fermentação, forte, com 8,5% de álcool, cor negra, espuma de média formação e consistente. Foi maturada em carvalho francês durante 40 dias.
 
Para termos um Terroir de Santa Cruz do Sul utilizamos na receita dessa cerveja folhas de tabaco orgânico da variedade Virgínia de um produtor local.

Franke Bier Virgínia - Cerveja com tabaco medalha de Bronze no X Concurso Nacional de Cervejas Artesanais
Foi um grande desafio produzir essa cerveja, foi praticamente um ano só desenvolvendo a receita. Com o blend de maltes e lúpulos definidos era hora do fumo entrar na receita.
Quando fiz o curso Técnico em Agropecuária meu estágio curricular foi numa empresa fumageira na área de Pesquisa e Desenvolvimento, isso me ajudou a definir como usar o fumo na receita. Precisava de um fumo orgânico livre de agroquímicos que poderiam trazer características indesejadas para a cerveja.


Nessa busca entrou meu amigo de longa data, Lucas Rangel Rosa Correa, que também estudou comigo e que trabalha dando assistência técnica a produtores integrados a Souza Cruz.

Foram inúmeros testes até definir como seria a receita e no final a cerveja ficou exatamente como eu havia imaginado.

Tabaco Virgínia como ingrediente para a cerveja.


De 04 a 06 de Junho de 2015 Porto Alegre sediou o X encontro Nacional das AcervAs e junto aconteceu o X Concurso Nacional de Cervejas Artesanais. Concurso homologado e com as diretrizes do Beer Judge Certification Program, com juízes certificados pelo BJCP. 





O maior objetivo era após o concurso receber os relatórios dos jurados e saber como a cerveja foi e onde podemos melhora-la. Sabia que era boa, mas não criei muita expectativa em receber medalha até por que a receita foi totalmente criada e foi difícil até classifica-la para o Concurso.

Ao todo eram 700 cervejas de todo o Brasil concorrendo em 17 categorias e ela se enquadrou justamente numa das categorias mais difíceis (BJCP - 23A Specialty Beer). 

Para minha surpresa a Franke Bier Virgínia ganhou Medalha de Bronze.

Fiquei muito feliz com a cerveja e extremamente contente e surpreso com o resultado do Concurso. A receita foi totalmente criada, pensando em fazer uma cerveja que fosse complexa, mas que impressionasse quem tomar, assim como Santa Cruz do Sul impressiona seus visitantes.

Nesse momento quero agradecer a minha mulher Jessica Regert, minha filha Sthéfanie (que me inspira para tudo). 
A dona da medalha posando para foto

Toda minha família, especialmente meu pai Liberato, minha mãe Isolde e meus irmãos. 

Preciso agradecer ao Lucas pela ajuda com o tabaco.

Os cervejeiros: 
Marcos Kenner (Kenner Craft Beer);
David Redmaerski Junior (RedCor); 
Ilceu Dimer (Bodebrown);
Paulo Sarvacinski (Cervejaria Heilige); 
Gustavo Eidt (Hexerei) pelas dicas e trocas de experiências.

A todos os amigos da CerVale e especialmente a Cervejaria Heilige, grandes parceiros que cravaram Santa Cruz do Sul no mapa das boas cervejas.





Um grande abraço e agora vou responder as centenas de mensagem que recebi quando o resultado foi anunciado. Posteriormente farei um Post para falar apenas sobre o X Encontro Nacional das AcervAs. 




Muito obrigado a todos!!


Um comentário :

  1. oi Franke,

    adoro cerveja forte e me chamo Virginia...como fazer para experimentar a 'medalha de bronze'?

    abraço!

    virginia.costa@gmail.com

    ResponderExcluir